Pertencemos à escola do Meste Wu Xuan, fundador da Associação Caminho Natural.
O Tai Chi Chuan além da perspectiva marcial pode ser praticado pela vertente da cura física e do re-equilibrio energético. A prática permite uma ressintonia natural com a energia Chi.




domingo, 18 de setembro de 2011

Os 3 aspectos do Tai Chi Chuan

O estudo do tai chi chuan caracteriza-se pelos seguintes 3 aspectos principais:

  • Saúde: Alguém que goze de pouca saúde ou que sinta desconforto pela prática de exercício físico pode sentir dificuldade na meditação em movimento ou na parte marcial desta prática. O treino de Tai Chi Chuan que se foca na parte da saúde  pelo movimento concentra-se no alívio dos efeitos físicos que o stress provoca no corpo e mente. Para aqueles que se focam apenas na parte marcial do Tai Chi é importante perceberem esta parte, pois o desenvolvimento da saúde fisica é um importante  passo na pesquisa da defesa pessoal.

  • Meditação: Focar a mente e acalmar o espírito é uma parte importante da meditação em movimento proporcionada pela prática do Tai Chi Chuan, sendo, a par do aspecto físico, igualmente necessária na manutenção de um óptimo estado de saúde (de facto, reduz-se o stress pelo controlo da homeostase, ou seja, o equilibrio hídrico e térmico do corpo).

  • Arte Marcial: Para muitos a habilidade para utilizar o Tai Chi Chuan como forma de defesa pessoal em combate é o derradeiro teste da compreensão real do aluno nesta arte. A utilização do Tai Chi Chuan como arte marcial é realmente um grande desafio e requer um esforço constante de aperfeiçoamento nos treinos.

Independentemente da razão pela qual praticamos o Tai Chi Chuan, esta arte ajuda-nos a percepcionar as respostas apropriadas às mudanças imprimidas pelas forças exteriores. É o estudo do Yin Yang e a apalicaçao do mesmo sobre o nosso corpo como forma de melhorarmos todo o nosso ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário